quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Respeito, bom senso, justiça, vergonha na cara...

Tava lendo hj sobre o julgamento do promotor Thales Ferri Schoedl, o cara foi absolvido por unanimidade, isso mesmo, vc ñ leu errado, UNANIMIDADE.

Se vc não lembra do caso eu vou refrescar sua memória:



Aconteceu em 30/12/04 em Bertioga, São Paulo.

Segundo a versão do promotor ele estava andando na praia com a namorada, qndo alguns rapazes {4 se não me engano} começaram a provoca-lo, soltando gracinhas pra namorada dele.

Ele avisou q era promotor e estava armado, porém os rapazes imaginaram q ele era promotor de eventos e q a arma q ele mostrou era de brinquedo.

Ainda segundo Thales, ele foi encurralado pelos jovens e, pra sua defesa e de sua namorada, sacou a arma e deu tiros pro alto e pro chão. Mesmo assim os rapazes não se intimidaram. O promotor atirou na direção do grupo, matou um e deixou outro ferido {Q vive até hj com uma bala no estômago}.


Pois bem, lendo essa notícia e clicando em links relacionados eu cheguei numa entrevista com a mãe do promotor, feita em setembro/07.


O fato por si só já é repugnante, mas vamos analisar alguns pontos da coletiva concedida por Eurydice Schoedl, mãe do promotor.



'A professora disse ainda que alguns membros de sua família, incluindo Thales, vêm sofrendo ameaças pela internet e afirmou que gostaria que a mãe de Diego perdoasse tudo o que aconteceu. “Nós todos estamos sofrendo muito com tudo isso, mas gostaria que ela perdoasse.”'



Qual mãe perdoaria alguém q mata seu filho? Vc perdoaria D. Eurydice? Tente inverter os fatos e me diga, se o seu filho tivesse morrido como a senhora estaria hj? A senhora sofre? Mas pelo menos ainda tem seu filho, poderá vê-lo sempre q quiser, ele poderá fazer netinhos pra senhora, q tal? Seria lindo né? A senhora na praia com seus netinhos. Ou ser acordada com beijinhos e uma voz suave chamando vovó. A mãe do Diego não terá essa chance.



'Ela defendeu o fato de o promotor estar armado e chegou a afirmar que, se em outros casos de ameaça, as vítimas estivessem armadas a situação seria diferente. “Aquele índio pataxó que foi queimado (em Brasília, em 1997) se tivesse armado, se aquela empregada doméstica (agredida no Rio de Janeiro, na madrugada de 23 de junho deste ano) estivesse armada, nada daquilo teria acontecido.” '



Ó, claro aí está a solução!
Devemos todos andar armados. Se vc for assaltado no sinal, atire! Não tem problema... Vc vai ser absolvido pq será 'legítima defesa'. Realmente a culpa não foi do promotor, tadinho. Mas se ele tinha uma arma, pq não atirar?



'Eurydice chegou a resumir que o motivo do crime ocorrido em Bertioga foi a falta de respeito. “Se houvesse respeito por uma pessoa que anda na praia com a sua namorada, nada disso teria acontecido. Acho que a falta de respeito foi a causa do acidente.” A mãe de Thales reforçou a tese de legítima defesa e de que o estudante Felipe teria começado os insultos contra o promotor.'



Eu tenho outra palavra p resumir isso, auto controle.
Se seu filhinho tivesse maior controle, se o poder não subisse a cabeça, se a impunidade não fosse tão grande nesse país, se a justiça realmente fosse cega... Nada disso teria acontecido.


Só lembrando q desde o fato ocorrido esse rapaz estava afastado de suas funções como promotor, porém, continuava recebendo o devido salário. É justo?
Ele passou alguns anos recebendo sem trabalhar.
Já esse ano o Conselho Nacional do Ministério Público declarou q o seu emprego ñ era vitalício {O exonerou}, sendo assim ele iria a júri popular.
Em 6/10/08 foi concedida uma liminar q o trouxe de volta ao cargo, segundo o ministro q concedeu a liminar o CNMP teria apenas competência administrativa e não jurisdicional, não podendo tomar essa decisão. Sendo assim, Thales voltou a ter o direito de ser julgado pelo Tribunal de Justiça {e não júri popular}.

Só p lembrar: O cara vai continuar como promotor {Julgando assassinos q nem ele}, vai continuar ganhando R$10.500,00 mensais e vai continuar com sua vidinha. Mas cuidado qndo vc encontrar com ele na rua, ele vai estar armado e só Deus sabe o q pode acontecer se vc olhar feio p ele.

Preciso dizer q isso me deixa indignada?

Um comentário:

  1. dificil até de comentar, é logico que o promotor agiu errado, cometeu um crime e merece pagar por ele...mias e as vítimas? nesse caso elas não são so vitimas tem uma parcela de culpa também..pra que foram mexer? nunca sabemos a reação que a pessoa pode ter então e melhor nem mexer, porque pode acontecer isso.
    Não estou aqui defendendo o promotor, londe disso, so dando um alerta que agente não pode sair zuando e importunando as pessoas na rua, tem uma grande chance de de acabar e "merda"!!!!!!!

    ResponderExcluir